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Blog

17 de Outubro de 2018

Aumente a produtividade e motivação dos colaboradores com a comunicação interna

A comunicação é um fator muito importante para as empresas. Normalmente, a principal preocupação é com aquela voltada para o público externo com o objetivo de conquistar novos clientes ou fortalecer a imagem da marca. Entretanto, a comunicação interna também precisa de atenção constante, pois pode trazer diversos benefícios para a organização!

Problemas na comunicação entre os colaboradores dificultam o trabalho, impedem que se alcancem os resultados esperados e gera desmotivação. Por isso, é importante ter consciência de que a comunicação interna é um fator chave para o sucesso e que precisa ser trabalhada.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você melhorar a comunicação interna de sua empresa, confira:

1. Defina uma estratégia de comunicação
É essencial que a organização tenha um canal de distribuição de informações que seja capaz de hierarquizá-las por importância e alcance todos os colaboradores. Assim, todos terão acesso a mesma informação e terão consciência daquilo que é realmente mais importante.

As equipes precisam ter claro quais papéis desempenham, seus objetivos e metas. Essas informações precisam ser claras e precisas, pois são essenciais para a motivação.

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O ideal é adotar um modelo de comunicação em que as pessoas possam recuperar as informações quando acharem necessário e ou que as visualizem diariamente. Isso ajuda a afastar os boatos e especulações, dois grandes sabotadores da produtividade.

Para sua estratégia de comunicação ser efetiva é necessário fazer um levantamento das necessidades, perguntar para os colaboradores o que estão sentindo falta, pensar na realidade da equipe e elaborar um plano de comunicação interna. Analise quais são as ferramentas que podem ser adaptadas ou adotadas para uma comunicação mais eficiente.

2. Integração e clareza
Muitos problemas de comunicação dentro de uma empresa ocorrem porque os líderes e gestores de diferentes equipes não se comunicam adequadamente. Criar mecanismos de integração para essas pessoas ajuda a evitar distorções de informações, tornando os trabalhos das equipes mais assertivos.

Além disso, é preciso pensar tem como evitar falhas na interpretação. É muito comum em empresas que um colaborador fale “A” e outro entenda “B”. Isso pode ser corrigido a partir do uso de uma linguagem adequada e compreensível– é preciso evitar o suo de termos técnicos e expressões que talvez gerem incompreensão.

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Também é preciso definir os responsáveis por determinados tipos de informação ou instruções para evitar que as pessoas deem informações desencontradas ou as pessoas não saibam quem devem ouvir.

Estabelecer um processo para feedbacks é outro ponto importante. Sem o retorno sobre o que está sendo feito os ficam sem saber o que está sendo feito de maneira correta e o que precisa ser melhorado.

3. Ferramentas de comunicação
A tecnologia pode ser uma ótima aliada da comunicação interna. Existem diversas ferramentas de gestão de equipes e comunicação que podem ser essenciais para alavancar a produtividade.

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O ideal é ver se existem soluções específicas para o seu setor, se há possibilidade de integração com sistemas que sua empresa já utiliza, ou ainda se existe alguma que é possível adaptar de acordo com suas necessidades. É importante levar em consideração na hora de escolher o programa se haverá necessidade de troca de arquivos, chat interno, controle de tempo de atividades, etc.

Depois de implementar a ferramenta é preciso avaliar com os colaboradores se há necessidade de novas adaptações, se ela conseguiu cumprir seu objetivo e se está se adaptando ao fluxo de trabalho.

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