• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

03 de Outubro de 2018

Contabilidade como parceira estratégica do negócio: maximizando resultados

Ter um ritmo de crescimento é um desafio constante das empresas. Mas para isso acontecer é preciso que trabalhadores, gestores e, até mesmo, os fornecedores estejam engajados nesse objetivo. Na área da contabilidade não pode ser diferente.

Se o seu setor ou empresa terceirizada de contabilidade está cuidando apenas da burocracia e obrigações legais da empresa, é um péssimo sinal. A era em que esse era o único papel que ele devia exercer ficou para trás.

Hoje, a contabilidade precisa ser proativa, realizar análises e diagnósticos e auxiliar no desenvolvimento do negócio. Para isso, é preciso uma equipe competente, experiente e atenta a possíveis fragilidades e as oportunidades disponíveis e que não veja como apenas um fornecedor, mas sim como um parceiro estratégico

Mas como a contabilidade se torna um parceiro estratégico da empresa? Explicamos logo abaixo, confira:

>> Tudo o que você precisa saber sobre a Terceirização da Gestão Financeira

Desde o princípio
Um escritório de contabilidade pode se tornar um parceiro estratégico de uma empresa desde sua abertura, o que pode ser essencial, inclusive, para a sobrevivência do negócio.

O contador é, por exemplo, o profissional mais indicado para orientar qual é o tipo de empresa ideal que você deve optar, como EI, Eireli, EPP, MEI, entre outras. Como cada uma delas está sujeita a regras e condições fiscais específicas é preciso entender qual delas terá menor incidência de tributos, como fica a questão da sociedade, taxas, obrigações e limitações.

Além disso, o contador é quem orienta qual é o regime tributário mais vantajoso. Embora o Simples Nacional seja considerado a primeira opção de muitos, ele não se encaixa em todos os casos. Também é preciso levar em conta a incidência dos impostos estaduais, especialmente o ICMS que tem alíquotas, regras e formas de substituição tributária diferentes entre os estados.

>> Descubra como um contador pode ajudar na gestão de sua empresa

O contador como parceiro estratégico no dia a dia das empresas
Obviamente, o papel do contador é muito importante para a rotina diária da empresa, pois é quem cuida da folha de pagamentos, pagamento de tributos, pagamento de diferentes gastos, entre outras obrigações. Porém, existem pelo menos duas maneiras como realizar isso:

(1) ser um prestador de serviços e fazer apenas aquilo que é exigido por lei e que o cliente espera;
(2) se tornar um parceiro estratégico realizando tudo que precisa ser feito, além de utilizar todas essas informações sobre o negócio para auxiliar a empresa a diminuir gastos e encontrar oportunidades.

A segunda, é a maneira da Proceconta de trabalhar. Nela, a contabilidade se torna parte essencial para a empresa, pois ajuda a organizá-la e fortalecê-la. Ou seja, os dados são sistematizados de maneira que auxiliam a ter uma visão ampla do negócio, onde está se perdendo dinheiro, fragilidades, ameaças, forças e oportunidades.

O planejamento é parte fundamental desse modelo de trabalho. Por exemplo, o planejamento tributário possibilita que a empresa saiba com antecedência quais tributos precisa pagar, se é possível modificar o enquadramento da empresa para reduzir esses valores, se algum processo ou prática precisa ser modificada para diminuir a incidência de tributos e ainda possibilitar que se saiba qual é o melhor momento para realizar os pagamentos visando sempre manter positivo o saldo do lucro da empresa e seu fluxo de caixa regular.

Com a redução de custos com a diminuição de impostos, de tempo e esforço no cumprimento das obrigações sua empresa tem mais recursos para investir. Todo o dinheiro que estava sendo perdido pode ser utilizado para melhorias e ampliação da equipe. Isso gera uma melhora nos produtos e serviços oferecidos.

>> Certificado Digital: para que serve e qual o melhor para sua empresa

Isso, aliado a um planejamento global e uma estratégia financeira destinada a alavancar o negócio e alinhada com os outros setores e necessidades da empresa torna o seu negócio mais competitivo, amplia a credibilidade e possibilita que você alcance a liderança em um mercado extremamente competitivo.

A credibilidade é alcançada através da realização dos pagamentos em dia tanto dos impostos, funcionários, quanto dos fornecedores. Consequentemente, a empresa irá consolidar uma boa imagem no mercado, ampliando seu potencial de estabelecer parceiros e ou receber investimentos.

>> Como o Departamento Pessoal pode fazer você economizar dinheiro?

Além disso, a vantagem competitiva que uma organização ganha com a contabilidade como parceira estratégica é estar sempre à frente dos outros. Primeiro, porque irá reduzir consideravelmente as chances de sua empresa ser multada ou penalizada pela Receita, diminuir os riscos – como de processos trabalhistas, além de mais recursos para investimentos e melhorias.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Quer a Proceconta como parceira estratégica do seu negócio? Entre em contato clicando aqui.