• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

21 de Novembro de 2018

Mindfulness: deixe o estresse de lado e aumente sua produtividade

Você anda cansado, estressado e com a cabeça cheia? Isso pode estar te impedindo de tomar as melhores decisões na sua vida pessoal e no trabalho. Agora, imagine se você pudesse simplesmente libertar sua mente dessas emoções, se focar no presente e nas atividades que você tem para fazer. Isso é possível através do mindfullness!

Essa é uma ferramenta que tem ajudado muitos empreendedores e empresas a serem mais produtivos, tomarem as melhores decisões e se manterem focados. Confira como isso funciona!

>> Contabilidade: entenda a importância e os benefícios de contar com uma equipe especializada

O que é Mindfulness?
É um tipo de meditação que tem como foco a “atenção plena” – diferente da prática clássica que busca a transcendência. Seu objetivo é que o praticante consiga, com o auxílio da respiração, colocar sua atenção no presente, sem preocupações com o passado ou o futuro.

Com o tempo, o praticante vai entendendo que é necessário dar “um passo de cada vez” e que cada momento deve ser desfrutado ao máximo. Assim, a atenção e a consciência vão sendo treinados e desenvolvidos, ajudando a pessoa a internalizar que o “melhor lugar é aqui e o melhor tempo é agora”.

Com isso, as preocupações externas e outros problemas que não podem ser resolvidos no presente são deixados de lado, e a pessoa consegue se concentrar melhor.

>> Aumente a produtividade: 6 dicas para manter sua equipe motivada!

Como o mindfulness ajuda as empresas e empreendedores?
O mindfullness auxilia as pessoas a deixarem problemas ou outros assuntos de lado para focarem no que estão fazendo no presente, seja uma atividade, reunião, relatório, etc. Além disso, tem como benefícios maior autoconsciência, sensibilidade interpessoal e inteligência emocional, melhora da memória e da criatividade, aumento da função cognitiva, entre outros.

Uma pesquisa da Universidade Carnegie Mellon (EUA), mostrou que a prática estimula a atividade pré-frontal do cérebro, aumentando a concentração e a produtividade e, além disso, “desliga” a resposta do corpo ao estresse, o que pode ajudar a evitar doenças como depressão, ansiedade e problemas no coração.

Por esses motivos, empresas tem implementado a prática através de programas de autodesenvolvimento. O Google, por exemplo, desde 2007, aplica o mindfulness por meio do programa “Search Inside Yourself”. Seu objetivo é que as habilidades de seus colaboradores sejam potencializadas, melhorando o desenvolvimento da empresa.

O melhor é que o mindfulness não traz benefícios apenas para o trabalho, ele também pode ser utilizado para diminuir a ansiedade ou ajudar a lidar com problemas pessoais.

E você já conhecia o mindfulness? Está pensando em praticar? Conte para gente nos comentários!

Quer saber como um escritório de contabilidade pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com a Proceconta clicando aqui.