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Blog

13 de Fevereiro de 2019

Pesquisa de Satisfação de Funcionários e os benefícios para a saúde da empresa

Para que uma empresa obtenha sucesso, é necessário que os colaboradores alcancem potencial máximo. Mas esta tarefa torna-se complicada quando o ambiente de trabalho não está nas melhores condições. Tendo isto em mente, uma das estratégias utilizadas por gestores para proporcionar melhorias aos empregados é a pesquisa de satisfação.

Não há dúvidas de que a maneira mais efetiva de entender como os integrantes de uma empresa estão se sentindo é através do diálogo. Quando é estabelecida uma fonte direta de comunicação entre colaboradores e gestores, a manutenção de um bom ambiente torna-se muito mais simples. E, quando esta é feita periodicamente, a produtividade de todos que estão inseridos no ambiente também acaba melhorando.

Quando aplicar a pesquisa?
Na maioria dos casos, o melhor é realizar a pesquisa de satisfação periodicamente – mas um bom momento para começar é quando a produtividade da equipe piora. Quando notam-se aspectos como diminuição na assiduidade e pontualidade, maior frequência na apresentação de atestados médicos e reclamações de clientes. Esses sinais, normalmente, demonstram que há algum problema no ambiente de trabalho que precisa ser resolvido para não prejudicar o desempenho.

O que perguntar?
Apesar de as situações variarem, todas as empresas podem se beneficiar com o esclarecimento de pontos básicos, como:

- O que você acha da comunicação interna da empresa?
- Quais são suas expectativas na companhia?
- Como você avalia as condições de trabalho oferecidas pela empresa?
- Você recebe o feedback necessário de orientadores?
- Em sua opinião, o ambiente corporativo da companhia é saudável?

Perguntar, ouvir, melhorar
Depois de reunir os resultados, é hora de avaliar o que foi dito e colocar as mudanças em prática. Muitas vezes, os aspectos que estão causando a diminuição da produtividade da equipe passam despercebidos; mas, com a junção do ponto de vista de cada funcionário, torna-se mais fácil detectar o que está errado.

E, depois de estabelecer as mudanças, o ideal é reaplicar a pesquisa periodicamente – assim, torna-se mais fácil avaliar como as alterações foram percebidas e se foram, de fato, efetivas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Quer saber como a Proceconta pode ajudar a sua empresa? Entre em contato clicando aqui.