• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

12 de Setembro de 2018

Planejamento tributário: como essa ferramenta diminui a carga tributária

Toda empresa precisa pagar impostos, mas o que muitas pessoas não sabem é que existem formas totalmente legais de diminuir os valores pagos. Isso é feito a partir de estratégias e ações que visam melhorar a forma como a empresa lida com as obrigações impostas, o chamado planejamento tributário.

No seu processo está uma análise completa dos impostos que incidem sobre a empresa e a realização de simulações de vários cenários, para compreender o que é possível fazer para diminuir os impostos. Além disso, a empresa também terá uma ideia mais real sobre o valor que irá pagar, podendo melhorar seu planejamento financeiro; reduzir a burocracia em relação às obrigações acessórias; e se prevenir de riscos de multas do fisco.

Preparamos uma lista para auxiliar você a entender as principais vantagens do planejamento tributário, confira:

1. O planejamento tributário reduz os custos da empresa
Um bom planejamento permite, de forma totalmente legal, a redução dos impostos sobre a empresa. É possível identificar se o regime tributário é o mais adequado, verificar se há a possibilidade de isenções fiscais ou que outro tipo de ação pode resultar em redução de impostos. Além disso, podem surgir orientações para mudanças de processos ou fatos geradores de tributos e buscar alíquotas em conta.

O planejamento também permite uma atuação preventiva em relação a multas por não recolhimento ou descumprimento das obrigações fiscais. Assim, evita-se surpresas e diminuem-se os custos do empreendimento.

2. Planejamento tributário no aproveitamento de créditos fiscais
Além de diminuir o pagamento de impostos, o planejamento fiscal é muito importante para a recuperação de créditos fiscais. ICMS, IPI, PIS e Confins são impostos que podem gerar esses créditos, além de pagamentos exagerados de tributos.
Esse tipo de crédito só é identificado com muito organização e zelo nas análises. Tudo isso, leva a uma tributação reduzida no curto e médio prazo.

3. Simplificando a contabilidade com o planejamento tributário
Como é realizado um planejamento anual ele ajuda a colocar a casa em ordem, dando origem a um calendário com todos os pagamentos que precisam ser feitos, por exemplo. Além disso, com a alteração do regime tributário podem ser eliminadas algumas obrigações acessórias e, consequentemente, serem reduzidos os processos que precisam ser feitos.

Outro ponto que pode ser levado em conta é verificar as melhores datas para o pagamento dos impostos, visando sempre manter positivo o saldo do lucro da empresa e seu fluxo de caixa regular.

4. Aumento da Regularidade Fiscal com o planejamento tributário
Outro ponto que o planejamento tributário ajuda é evitar que a empresa caia na malha fina ou sofra sanções dos órgãos fiscalizadores. Isso ocorre como um efeito secundário da organização feita no planejamento, pois ficam mais claros tosas as obrigações que precisam ser cumpridas e quais são seus prazos. Ou seja, maior visibilidade, previsibilidade e controle do que precisa ser feito.

5. O planejamento tributário aumenta a competitividade
Com a redução de custos com a diminuição de impostos, de tempo e esforço no cumprimento das obrigações sua empresa se torna mais competitiva. Todo o dinheiro que estava sendo perdido pode ser utilizado para investimentos, melhorias e ampliação da equipe. Isso gera uma melhora nos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Quer realizar o planejamento tributário da sua empresa? Nós podemos te ajudar! Entre em contato e saiba mais sobre o nosso serviço de Consultoria Tributária clicando aqui.