• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

10 de Outubro de 2018

Sinais de que está na hora de trocar de contador

A contabilidade de uma empresa é uma parte sensível do negócio, pois é a área responsável pelo cálculo e registro de todas as operações comerciais e financeiras, pagamento de tributos, folha de pagamento e muito mais. Por esse motivo, a troca do escritório de contabilidade é encarada com certa resistência, mas em determinadas situações é preciso passar por esse processo!

Abaixo, listamos os principais sinais que demonstram que chegou a hora de trocar de contador, confira:

1. Atendimento ruim
Como é a sua relação com o escritório de contabilidade e o profissional responsável pela sua conta? Eles retornam as suas demandas e dúvidas? Se a sua resposta for no sentido negativo para essas duas perguntas, está aí o primeiro sinal que chegou o momento de trocar de contador.

>> Contabilidade como parceira estratégica do negócio: maximizando resultados

Além disso, o profissional que o atende precisa dominar plenamente o assunto do qual está tratando e conseguir esclarecer as suas dúvidas quando necessário. O atendimento do escritório precisa ser coerente com aquilo que foi oferecido antes do contrato ser fechado.

2. Serviço a desejar
Outro sinal que a troca de escritório de contabilidade pode ser necessária é quando o escritório apresenta falha ou incapacidade na gestão da documentação. Extravio de documentos é um problema sério, especialmente quando são sigilosos.

>> Como um contador pode ajudar na gestão de sua empresa

Além disso, erros na documentação ou informações de documentos também precisam ser analisados. É preciso levar em conta que a contabilidade possui processos bem complexos e falhas podem ocorrer, mas elas não podem ser recorrentes.

A questão dos prazos também precisa ser observada. O cumprimento das obrigações possui datas que precisam ser cumpridas impreterivelmente, já que o atraso pode acarretar em juros e multas para a empresa. Um bom escritório cumpre esses prazos e tem um planejamento para o envio das guias de pagamento.

A contratação de um escritório de contabilidade também precisa eximir a empresa da necessidade constante de cobrar para que as tarefas sejam realizadas. A terceirização desse setor precisa ter como objetivo liberar os gestores para as atividades mais importantes do negócio.

>> Tudo o que você precisa saber sobre a Terceirização da Gestão Financeira

3. Pouca visão
Agora, mesmo que seu escritório de contabilidade não cometa com frequência os erros acima outro problema pode demonstrar a necessidade de trocar de contador: a falta de visão estratégica.

A contabilidade é um setor que mexe com muito dados e informações de uma empresa. A partir deles, é possível ter uma visão ampla de onde está se perdendo dinheiro, que setores ou gastos precisam de atenção, se o enquadramento tributário está prejudicando o negócio, se é necessário mudar algum processo para evitar tributos, etc.

Ou seja, não apenas realizar as questões burocráticas, mas se tornar um parceiro estratégico da empresa. Se é isso que você quer de um escritório de contabilidade, chegou a hora de mudar para a Proceconta. Entre em contato clicando aqui

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!