• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

11 de Abril de 2018

Startups: conheça os principais tipos de investimento

Captar investimento é essencial para que uma startup consiga desenvolver seus produtos (ou serviços) e atingir seus objetivos. Conhecer os tipos de aporte existentes e suas especificidades é fundamental para os empreendedores. Pensando nisso, criamos essa lista com os 7 principais tipos, confira!

1. Bootstrapping
É quando o próprio empreendedor é quem realiza o investimento na empresa. Nesse caso não se recorre a investidores externos, são utilizados somente recursos próprios. O capital externo, se houver, vem dos primeiros clientes. Entre as vantagens está o controle total do empreendedor sobre o negócio. Normalmente é realizado na parte inicial da empresa, nas fases de idealização e validação.

2. Investimento-anjo
Esse tipo de investimento é normalmente realizado por empresários, executivos e profissionais liberais com tempo de atuação no mercado. Nessa modalidade além de aportar dinheiro o investidor também investe seus conhecimentos, redes de relacionamento e experiência no negócio.

Normalmente, exigem uma participação minoritária e atuam como mentor/conselheiro na tomada de decisão do empreendimento. O investimento é, normalmente, realizado a partir da fase final de validação do produto em empresas que já demonstrem ter um alto potencial de retorno.

3. Capital Semente (Seed)
Esse é um tipo de financiamento de longo prazo. Seu objetivo é possibilitar que a empresa cubra as despesas iniciais do negócio, como o desenvolvimento do produto ou serviço, pesquisas de mercado, montar equipe e finalização do plano de negócios. Também é utilizado para garantir o funcionamento da empresa até que ela se torne sustentável.

Empreendimentos que já possuam uma oferta definida, mas que tenham uma pequena carteira de clientes também podem receber esse tipo de investimento. Ele é feito com o objetivo de expandir a estrutura, a produção e o consumo. É comum que o investidor exija a participação nas decisões do negócio.

4. Incubadoras
Incubadoras são iniciativas que buscam apoiar negócios inovadores e com grande potencial. Elas fornecem a estrutura física, suporte técnico, administrativo e jurídico para as empresas incubadas. Normalmente, realizam um processo de seleção e existe a necessidade de se montar um plano de negócios formal que demonstre a viabilidade do empreendimento.

5. Aceleradoras
As aceleradoras são um tipo de incubadora focada na capacidade de crescimento das startups. Para entrar em um programa é necessário passar por uma seleção que – em geral – avaliam a viabilidade do negócio, possibilidade de ser escalado, equipe e mercado de atuação. O objetivo é oferecer consultoria, know-how, treinamento e investimento para que a empresa cresça o mais rápido possível. Em troca, a aceleradora ganha uma participação acionária.

6. Venture Capital
Nesse caso, o investidor compra uma participação acionária na empresa. Normalmente, são realizados em empresas que já estão em fase de crescimento e precisam de dinheiro para poder ganhar escala. Esse aporte funciona como uma alavanca financeira para possibilitar o crescimento do negócio. Nesse modelo não há muita interferência do investidor nas operações da empresa.

7. Venture Building
Esse tipo de investimento é uma mescla de incubadora, aceleradora e venture capital. Além de aporte financeiro tem como objetivo oferecer auxílio no planejamento estratégico, captação de recursos e estrutura física. Normalmente, a participação acionária do investidor é grande.

Lembre-se que todo investidor avalia a organização, os riscos e a viabilidade do negócio. Manter a contabilidade em dia e ter as informações da empresa de forma clara e precisa é essencial para se receber investimentos. Por isso, um escritório de contabilidade é fundamental no seu negócio. Entre em contato e saiba como a Proceconta pode te ajudar clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato!