Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro.

As vendas no comércio varejista brasileiro cresceram 0,5%  em setembro,  na comparação com o mês anterior. Foi o sétimo mês consecutivo com resultado positivo, divulgou hoje (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a receita nominal do setor teve alta de 0,8% na mesma comparação, mantendo o ritmo de crescimento desde junho de 2012.

A Pesquisa Mensal de Comércio mostra que, em relação a agosto, sete das dez atividades pesquisadas registraram crescimento nas vendas e que a maior alta foi a do segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%), composto pelas lojas de departamentos, óticas, joalheria, artigos esportivos e brinquedos.  Depois, vieram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%): material de construção (0,8%), combustíveis e lubrificantes (0,8%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), e tecidos, vestuário e calçados (0,0%).

Os resultados negativos ocorreram nas atividades de móveis e eletrodomésticos (-0,2%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,7%), e em veículos, motos, partes e peças (-5,1%).

Em relação a setembro de 2012, as vendas no comércio varejista nacional cresceram 4,1%, com oito das 14 atividades pesquisadas apresentando resultados positivos. O segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico foi também o que registrou a maior alta, de 14,8%, nesta comparação. Para o IBGE, “o crescimento da massa de rendimentos e as facilidades de crédito explicam este comportamento”.

Fonte: Agência Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>