• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

26 de Outubro de 2020

[NOTÍCIA] Ministério Público do Trabalho e Norma Técnica

O Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria Geral do Trabalho, disponibilizou no dia 05 de outubro, a Nota Técnica nº 17/2020, com o objetivo de estabelecer 17 (dezessete) diretrizes a serem observadas nas relações de trabalho por empresas, sindicatos e órgãos da Administração Pública, a fim de garantir a proteção de empregador que encontra-se na modalidade de trabalho remoto ou em home office. 
 
No texto da Nota, o MPT orienta os empregadores a respeitarem a jornada contratual na modalidade de teletrabalho e em plataformas virtuais e defende medidas para assegurar as pausas legais e o direito à desconexão. Entre os pontos abordados pelo MPT constam a preservação da privacidade, o reembolso de despesas, infraestrutura para o trabalho remoto, informação sobre desempenho, ergonomia, pausa para descanso, ajuste de escala para as necessidades familiares e controle de jornada.
 
Desta forma, cabe ressaltar que, às recomendações emitidas pelo MPT, através da presente nota técnica não tem força lei, servindo como orientações gerais e diretrizes do próprio MPT. Contudo, o Ministério Público do Trabalho já divulgou que irá aumentar a fiscalização das condições dos trabalhadores que permanecerão nesse regime.
 
Considerando o aumento significativo de utilização pelas empresas do teletrabalho (ou home office), iniciou no Congresso Nacional um trabalho para a regulamentação do tema. Todas as manifestações se alinham para buscar segurança jurídica entre as partes envolvidas.


Fonte: SeproRGS