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Blog

15 de Agosto de 2019

Entenda a relação entre sazonalidade e crescimento nos negócios

Você sabe por que a sazonalidade é tão importante no planejamento financeiro? É ela que influencia sua empresa para a falência ou para o sucesso, atuando diretamente nos índices de faturamento e lucro.

No blog de hoje, vamos apresentar o conceito de sazonalidade e oferecer ferramentas ágeis para mediar sua estratégia de vendas, permitindo maior projeção dentro das ações e oscilações da organização.

A seguir, entenda como esse item diz respeito ao crescimento dos negócios.

A sazonalidade é o período em que sua empresa sofre mais influência de fatores externos, resultando nos pontos altos e baixos dos serviços. No mercado, ela traz impactos ao longo das estações do ano, datas comemorativas (Dia dos Pais, Mães, Páscoa e Natal), eventos periódicos (Copa do Mundo, Olimpíadas) e muito mais!  

De forma didática, imagine um comerciante que comercializa biquínis e tem pico de vendas no verão. Certamente ele possui um lucro incrível nos meses de calor, mas que se torna insuficiente para sustentar sua loja após as mudanças de clima. Já parou para pensar em como fecha as contas no inverno?

A resposta está em estudar cada passo e tomada de decisão dos próximos 12 meses. Se você considera que sua oferta é sazonal, a primeira coisa que deve ser feita é encontrar oportunidades para contornar a fuga de público. 

No caso dos biquínis, o outono/inverno pode abrir um bom mercado de exportação para capitais mais quentes. Além disso, é possível pensar em segmentos que abram um leque de serviços independentes do período do ano. Aqui, o empreendedor precisa definir produtos complementares para ir prosseguindo com seu trabalho até retornar à fase mais lucrativa.

Não podemos padronizar a “solução” para a sazonalidade, e sim adaptações que dependerão do público que movimenta seu negócio e da viabilidade da ideia - como a localização da empresa, estratégia de atendimento, rede de comunicação etc. 

Para continuar crescendo é importante apostar no planejamento de longo prazo. Reserve um momento para traçar novas propostas e pensar nos efeitos que estão por vir. Outra dica é observar atentamente as novidades do mercado e saber intervir em meio ao boom de uma tendência.

Neste ponto, esteja alerta para:

  • Programas de incentivo/financiamento;
  • Um serviço que esteja em alta;
  • Investir (ou não) em matéria-prima;
  • Adaptar seu produto para novas funcionalidades.

Sintetizando todas as ideias apresentadas até agora, chegamos à conclusão de que o planejamento previne as variações sazonais que uma empresa pode enfrentar, desde uma crise pequena até um intervalo semestral.  

Portanto, não hesite em montar listas, calcular a previsão das receitas mensais e preservar sua estratégia de relacionamento com o público afiada. São esses elementos que garantem maior suporte para desenvolver soluções antecipadas e escapar dos riscos da instabilidade financeira. 

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