• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre LGPD. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

13 de Novembro de 2019

Fechamento Mensal: não deixe para o final do ano!

Muitas empresas deixam o fechamento das operações para o final de cada período anual, quando o registro das demonstrações contábeis é obrigatório para todas, exceto para os microempreendedores individuais. Acontece que quando isso é feito apenas anualmente, perde-se a possibilidade de identificar problemas com antecedência e resolvê-los.

É no fechamento mensal que são apuradas todas as movimentações contábeis, além de fiscais, financeiras e trabalhistas. Esse procedimento é de extrema importância para a gestão do negócio, afinal, é por meio dele que o gestor pode verificar o andamento e tomar decisões para melhorar os resultados do negócio no período seguinte. E quanto menor o período, mais fácil de corrigir todos os departamentos.

A contabilidade é de extrema importância pois é o departamento responsável por entregar as obrigações, o cálculo de impostos e a geração dos livros obrigatórios. Mas para isso, deve receber todos os documentos que causam impacto financeiro ou patrimonial. Estes estão divididos em categorias:


FINANCEIRO

As movimentações financeiras são todos os pagamentos e recebimentos dentro da empresa naquele mês, exceto os empregatícios. É aqui que se controla os ativos que mantêm a empresa funcionando e sustentável.


TRABALHISTA

As movimentações trabalhistas que compõe o fechamento mensal têm como base o envolvimento de empregos com o negócio e requerem todos os documentos que registram essas relações, tais como:

  • Guias de recolhimento de tributos como FGTS e INSS;
  • Recibos de pagamento de salários, férias, pró-labore, vales-transportes, rescisões, atestados médicos, etc;
  • Comprovantes de recolhimento de contribuição sindical.

FISCAL

Muito importantes para o processo, as movimentações fiscais devem estar regularizadas para evitar problemas com o governo. Fique atento aos seguintes documentos:

  • Notas fiscais: todas, sem exceção, devem ser entregues ao contador;
  • Notas fiscais de concessionárias como as de telefonia e energia elétrica;
  • Arquivos eletrônico como redução Z, arquivos do Sped Fiscal e notas fiscais em formato XML;
  • Comprovantes de pagamento dos impostos: é o caso do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), da GARE (Guia de Arrecadação Estadual) e da GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais).


ESTOQUE

Todas as organizações devem manter um controle efetivo sobre produtos em estoque, até as prestadoras de serviço. Mesmo nessas, em algum momento é preciso de algum material ou produto para auxiliar nos trabalhos. E, assim sendo, é preciso verificar se existem produtos parados, gerando custos.


A CONTABILIDADE

A contabilidade irá reunir todos esses dados e transformá-los em informações para compor o fechamento mensal. É este departamento que tem os conhecimentos para verificar e traduzir todos os dados e ainda compará-los aos de outros períodos. Assim, é possível identificar onde sua empresa está errando e onde pode melhorar, fazendo mudanças mais rápidas. Não à toa, você precisa contar com uma equipe contábil de confiança.