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Blog

18 de Setembro de 2019

Os 3 elementos fundamentais de uma empresa rentável no séc. XXI

Ter o próprio negócio está na lista de sonhos para se realizar na vida de 76% dos jovens brasileiros, aponta pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Embora a atual conjuntura esteja favorável para empreendedorismo, empresários ainda enfrentam algumas inseguranças na administração de suas empresas. Segundo estudo da organização Endeavor, os maiores desafios para empreendedores hoje é a gestão de pessoas, de finanças e de marketing.

De fato, mergulhar nessa onda de empreendedorismo pode parecer bastante complexo para quem procura se destacar no mercado. Por isso, elencamos abaixo três elementos basilares de uma empresa rentável do séc. XXI.

 

1.       Estrutura física

Com o advento da Internet e do mundo virtual, a necessidade de uma empresa ter uma presença local e física parece ter se dissipado. No entanto, ainda existem diversas razões para empreendedores optarem por manter uma estrutura física aliada a uma virtual.

O livro “All Business is local” (“Todo negócio é local”, tradução livre), dos especialistas em marketing John Quelch e Katherine Jocz, enfatiza a importância de uma empresa ter presença local na cidade onde presta seu serviço. Os autores defendem a tese de que, dos 4 Ps do Marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção), o de praça (place, em inglês) é o mais significativo.

É no estabelecimento físico que a imagem da empresa e de seu produto será construída. Localização, atendimento e a atmosfera são alguns pontos a que empreendedores devem se atentar quando forem pensar no espaço físico de seu negócio. Esses pontos vão influenciar no conforto de seu cliente e, consequentemente, serão parâmetro para sua decisão de compra.

 

2.       Estrutura virtual

É evidente a importância de uma empresa ter presença online nos dias de hoje. Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios de 2017, existem 120,7 milhões de usuários de Internet no Brasil (67% do total da população). No tocante ao acesso de redes sociais, 77% dos usuários utilizam a internet para entrar em redes sociais, como Facebook, Instagram ou Snapchat.

Em face desses dados, é imprescindível que empreendimentos invistam parte de sua verba – dentro das possibilidades de seu orçamento – em Marketing Digital. A simples presença em redes sociais já pode fazer a diferença na divulgação de um serviço. A adoção de estratégias de comunicação, como e-mail marketing e Marketing de Conteúdo, seria a adição ideal para promover sua empresa de forma integral e efetiva nos meios digitais.

 

3.       Planejamento de pessoal

À medida que empresas crescem e se desenvolvem, o tamanho e a configuração de suas equipes precisam acompanhar esse crescimento. O mesmo deve ocorrer em empresas que pretendem enxugar seu quadro de funcionários. Seja qual for o caso, o planejamento e previsão de pessoal torna-se um componente indispensável para empreendedores que procurem uma gestão financeira eficiente em seu negócio.

Existem cálculos matemáticos simples para determinar a melhor maneira de preencher vagas futuras em uma empresa. Com esse acompanhamento, empresas poderão melhor gerir os processos de treinamento e/ou admissão de pessoal no seu quadro.  

O professor e chefe de departamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Kurt Weil constatou em seu estudo uma falta de metodologia sistemática na previsão da mão de obra a médio e longo prazos em empresas nacionais, multinacionais e internacionais.

 

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